Tecpar em Ação celebra o Dia Internacional do Voluntariado com balanço das ações 06/12/2021 - 16:40

O programa de voluntariado Tecpar em Ação lançou um informativo que celebra o Dia Internacional do Voluntariado, comemorado no último domingo, 5 de dezembro. O documento marca o encerramento de mais um ano de ações solidárias, e traz um balanço dos resultados obtidos pelo programa no último semestre. Clique aqui para acessar.

A coordenadora do Tecpar em Ação, Hosana Francisco Lopes, analisa que, apesar das restrições impostas pela pandemia, em 2021 o trabalho dos voluntários não parou, apenas se adaptou a outros formatos.  “Junto com os voluntários, pensamos em novas soluções e atividades que pudéssemos oferecer para apoiar entidades sociais assistidas pelo programa e também em novas ações que pudessem ser realizadas no formato não presencial - o voluntariado remoto”, conta Hosana.

VIRTUAL – Uma iniciativa bem-sucedida no formato virtual foi o Ciclo de Profissões, uma parceria do Tecpar com o programa de voluntariado Eletricidadania, da Copel. A ação, voltada a estudantes do Ensino Médio, contou com uma Mostra de Profissões e Mentoria de Orientação Profissional, tendo alcançado mais de 1.800 pessoas entre voluntários e beneficiários.  O projeto, que tem o objetivo de orientar jovens e adolescentes em suas escolhas profissionais, teve início em abril, com a palestra virtual “Planejamento de Carreira”.

Fabio da Silva Barbosa, Técnico em Química Industrial no Tecpar foi um dos voluntários que participou da Mostra de Profissões. No vídeo gravado com a participação do seu filho, ele falou sobre a profissão e orientou os estudantes.  “O intuito do meu vídeo foi situar os jovens quanto à minha atividade, mas, acima de tudo, contribuir para que não desistissem de seus sonhos. Tudo isso sem esquecer as consequências de más escolhas no sentido econômico e social”, conta.  

BALANÇO – Ao longo de 2021 o Tecpar em Ação realizou mais de 30 ações, beneficiando mais de 5.800 pessoas e 27 instituições. Uma delas é a Escola de Educação Especial Vivian Marçal, que atende gratuitamente crianças e adultos com deficiências motoras diversas. Assim que as atividades presenciais foram retomadas, a escola teve a oportunidade de expor doces e salgados para venda na churrasqueira do câmpus CIC. Até o mês de novembro foram realizadas oito exposições, gerando mais de R$ 13 mil em vendas. A Associação Cristã de Assistência Social (Acridas) também foi beneficiada com o repasse de cerca de 315 kg de lixo eletrônico e 150 litros de óleo usado doados pelos colaboradores do Tecpar, gerando R$ 433 em recursos para entidade.  As duas instituições receberam também o repasse de dois mil itens arrecadados na Campanha do Desapego, que serão destinados para venda e arrecadação de recursos.

O programa participou ainda de ações compartilhadas, como as campanhas de doação de sangue e incentivo ao plantio de árvores, ao lado do IBMP e Fiocruz; e colaborou com iniciativas da Superintendência Geral de Ação Solidária, repassando 600 peças de roupas doadas para a campanha Aquece Paraná, 470 quilos de alimentos para o projeto Cesta Solidária Paraná e 144 brinquedos para a campanha Paraná Piá, no Dia das Crianças. 

Também foram doados 282 livros ao CMEI João Botelho; 253 quilos de alimentos para atender famílias acompanhadas pelo Projeto Vida, sem contar com a campanha Natal Solidário, que finaliza em 10 de dezembro.

Os informativos do primeiro e segundo semestre estão disponíveis nos links: https://bit.ly/3zmB37t e https://bit.ly/3I7Qaq1

GALERIA DE IMAGENS