Tecpar moderniza laboratórios com novos equipamentos 20/10/2020 - 08:23

Para aprimorar a qualidade das análises e ensaios tecnológicos o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) adquiriu uma série equipamentos que conferem mais eficiência, precisão e agilidade aos processos de trabalho. Os novos aparelhos, que totalizam um investimento de cerca de R$ 600 mil, foram adquiridos por meio de incentivos do Sistema Brasileiro de Tecnologia (Sibratec), com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

O Sibratec é um programa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) que busca aproximar a comunidade científica e tecnológica do setor industrial, por meio de incentivos à inovação.

Jorge Callado, diretor-presidente do instituto, afirma que essa busca constante pela inovação tecnológica é um dos pilares que faz do Tecpar uma referência em pesquisa e desenvolvimento nas diversas áreas em que atua. “Para a superação de exigências técnicas nacionais e internacionais, focamos em fortalecer a eficiência de nossos laboratórios com novos equipamentos, insumos e na contínua qualificação das equipes”, afirma Jorge Callado.

AQUISIÇÕES – Entre as aquisições recentes por meio do Sibratec estão uma ultracentrífuga refrigerada, utilizada na extração de componentes em análises químicas; dois purificadores de água Milli-Q, para produzir água ultrapura adequada para o uso do laboratório; e uma lavadora/desinfetadora automática de vidrarias, que auxilia na limpeza e descontaminação de equipamentos de laboratório.

Segundo a gerente do Centro de Tecnologia em Saúde e Meio Ambiente do Tecpar, Daniele Adão, estes equipamentos são importantes porque contribuem para a eficiência e padronização dos procedimentos, resultando em melhor produtividade dos laboratórios. “A lavadora, por exemplo, garante a reutilização segura dos materiais, sem riscos de contaminação dos processos de ensaios e contribui para a segurança ocupacional”, diz Daniele.  

MICROBIOLOGIA - A partir de 2019, os laboratórios do Tecpar também passaram a contar com um equipamento automatizado para testes de microbiologia (Vitek), que utiliza tecnologia de identificação automatizada por colorimetria para identificação microbiológica. “Comparado com o método clássico, o Vitek contribui com a redução do tempo do ensaio”, explica a gerente do Tecpar. 

Os demais equipamentos recebidos foram três autoclaves, usadas para esterilizar materiais por meio do calor úmido sob pressão; uma nova estufa de laboratório; um potenciômetro de íon seletivo (utilizado em análises laboratoriais) e um espectrofotômetro (instrumento que mede e compara a um padrão de referência a quantidade de luz absorvida, transmitida ou refletida por uma amostra).

REDES – De acordo com cada área de atuação, os laboratórios do Tecpar integram importantes redes temáticas formadas por instituições brasileiras públicas e privadas.

Entre elas estão Rede Nacional de Análise de Alimentos (Renali), Rede Nacional de Monitoramento Ambiental (Rema); Rede de Instalações Prediais e Iluminação Pública (Redip) e a Rede de Produtos de Setores Tradicionais: Têxtil, Couro, Calçados, Madeira e Móveis (Resetra). Na área da saúde, o Tecpar integra a Rede Sibratec de Produtos para Saúde (Prodsaúde) e a Rede Temática de Insumos Farmacêuticos, Medicamentos e Cosméticos (Rimec).

GALERIA DE IMAGENS