Tecpar trabalha para se tornar grande polo de inovação 22/04/2019 - 08:05

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) completa 100 dias da nova gestão em sintonia com as diretrizes do Governo do Estado – transformar o Paraná no estado mais moderno do país. Para isso, o instituto iniciou seu processo de reestruturação e caminha para se tornar um grande polo de inovação e desenvolvimento de novas tecnologias nas áreas de energias renováveis e agrotech.

O diretor-presidente do Tecpar, Fábio Cammarota, afirma que as novas estratégias de atuação e de atração de novos negócios já estão sendo implantadas, em parceria com os demais atores que constituem o ecossistema de inovação tecnológica no Estado.

“Começamos traçando um raio-X da situação atual do instituto nos campos mercadológico, econômico e estrutural. A partir deste diagnóstico, estabelecemos metas e objetivos, a curto, médio e longo prazo. Logo o Tecpar voltará a ser referência nacional em todas as suas áreas de atuação”, diz Cammarota.

Entre as metas elencadas pelo diretor-presidente estão a ampliação da capacidade produtiva da vacina antrirrábica, a retomada de projetos na produção de antígenos e a implantação da fazenda inteligente (Smart Farm). Também está em andamento a adequação e modernização da estrutura organizacional, com a valorização dos colaboradores, fomento à pesquisa e redesenho de metodologias de trabalho.

ECONOMIA - As primeiras ações priorizaram atender ao decreto estadual 515/2019, que dispõe sobre a reavaliação e a renegociação dos contratos em vigor e licitações em curso. Com foco na contenção e redução de despesas, a diretoria executiva encabeçou uma força-tarefa em todas as divisões do instituto para a coleta e análise de informações sobre receitas e gastos.

“Nosso objetivo é identificar pontos onde é possível cortar gastos, reduzir quantidades contratadas ou licitadas. Também estão sendo analisados novos investimentos para melhoria, adequação e inovação de processos”, destacou Cammarota.

NOVOS PROJETOS - O uso de tecnologias inovadoras voltadas ao agronegócio e à agricultura familiar é uma das novas ações em andamento. No início deste mês, a diretoria executiva do instituto, a Prefeitura de Araucária e o Sebrae-PR assinaram um protocolo de intenções referente à implantação de um projeto experimental para a exploração do conceito de fazenda inteligente (Smart Farm) aplicado à agricultura familiar.

Para promover o desenvolvimento de ideias inovadoras e startups, o Tecpar está implantando um projeto de living lab (laboratório vivo), que vai transformar o Câmpus CIC em um ecossistema de inovação aberto para testar ideias de serviços ou produtos tecnológicos, comprovando sua eficiência ou permitindo verificar possíveis falhas.

Na área de energias renováveis, o instututo estuda propostas para fazer parte da cadeia produtiva de biocombustíveis, entre elas uma usina de biogás com a utilização de dejetos animais das atividades da suinocultura e avicultura, que será implantada em Toledo.

“Queremos identificar entre os parceiros de que forma o Tecpar pode se inserir na cadeia produtiva com ações em que o instituto pode participar, direta ou indiretamente, seja com soluções tecnológicas ou com a certificação, área estratégica da empresa”, salientou o diretor-presidente.

ATRAÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS - Em pouco tempo, a estratégia para o reposicionamento do Tecpar no mercado e conquista de novos negócios atraiu outras instituições interessadas em parcerias.

Uma delas é Fundação Getúlio Vargas (FGV), que buscou uma aproximação com o instituto para mapear possíveis parcerias ao projeto HUB Cidades. A plataforma de inovação será criada junto com o Ministério do Desenvolvimento Regional com o objetivo de identificar, articular e fomentar iniciativas de aperfeiçoamento de serviços públicos para as cidades brasileiras.

Com o apoio da Câmara do Comércio e Indústria Brasil-Japão do Paraná (CCIBJ), o Tecpar vai contribuir para a formulação de um programa estadual para o desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva do bambu no Paraná. A proposta está sendo elaborada com representantes de órgãos estaduais e organizações da sociedade civil.

“O Tecpar vive um novo momento, voltado ao crescimento. É muito importante termos ao nosso lado parceiros com os mesmos objetivos, focados na inovação e resultados”, destacou o diretor-presidente.

RECONHECIMENTO - A valorização do time de colaboradores foi outra medida importante, fortalecida nos 100 primeiros dias desta gestão. Foram instituídas ações de estímulo ao voluntariado, à união, ao espírito colaborativo e promoção à cultura de inovação, além das reuniões estratégicas com gerentes das unidades de negócio e das áreas de apoio para receber sugestões e falar sobre as ações planejadas ou em andamento.

Foram incorporadas à rotina de trabalho diversas ações de reconhecimento e valorização, como a celebração do Dia Internacional da Mulher e Dia do profissional de Serviços Gerais e homenagem aos colaboradores mais antigos.

PESQUISA E INOVAÇÃO - Na área de pesquisa as ações são reforçadas com abertura de chamadas para novas linhas de estudo. Em fevereiro foi criado o conselho técnico-científico para direcionar os projetos na área de sistemas e computação. Atualmente o Tecpar conta com 15 grupos de pesquisa ativos.

Segundo Cammarota, a participação em eventos voltados à tecnologia e inovação mantém as equipes do Tecpar em sintonia com o que há de mais atualizado no segmento. Recentemente, o instituto liderou o debate sobre governança em sociedades digitais no Smart City Expo Curitiba 2019, maior evento internacional sobre cidades inteligentes do mundo. “Além de manter o Tecpar em linha com as tendências internacionais, a participação em eventos estratégicos estimula o debate e promove a cultura da inovação e do empreendedorismo”, explicou o diretor-presidente.