Programa de Coleta Seletiva Solidária do Tecpar

Em 2010, o Tecpar implementou o Programa de Coleta Seletiva Solidária do Tecpar, que consiste no credenciamento de associações e cooperativas de catadores para coleta de material reciclável do instituto. O programa teve início com o Decreto Estadual 4167/09 e foi reconhecido pela instituição como uma oportunidade de implantar um processo de gerenciamento dos materiais recicláveis e de gerar renda para as comunidades de catadores de materiais recicláveis.

Os critérios de seleção são divulgados em edital publicado no Diário Oficial do Estado e distribuído nas entidades sociais e unidades de serviços públicos de participação dos catadores. O controle da prática é realizado pela Comissão para a Coleta Seletiva Solidária, constituída por um grupo multiprofissional.
O monitoramento é realizado semanalmente, com o acompanhamento da coleta realizada pelos catadores e a mensuração do volume coletado. A comissão também é responsável por controlar o prazo estipulado de cada associação beneficiada e por verificar as ações legais envolvidas.

Todos os colaboradores do Tecpar são orientados a separar o lixo reciclável. Para efetivação do projeto, a comissão realizou visita aos barracões de reciclagem dos catadores e o instituto adequou um depósito para armazenamento dos materiais recicláveis, treinou todos os colaboradores envolvidos no processo e também padronizou as cores de sacos plásticos nas salas dos colaboradores: sacos azuis para materiais recicláveis e pretos para os rejeitos.

Além disso, treinou a equipe da empresa de limpeza que é responsável pela destinação dos materiais retirados das salas e levados até o depósito de reciclagem e produziu material de divulgação interna e externa da coleta. Em 2017, visando o aprimoramento da gestão, o Governo do Estado do Paraná revisou a legislação, sendo o programa de Coleta Seletiva Solidaria regido pelo Decreto Estadual 8426/17.

 

Área responsável: Divisão de Gestão Estratégica de Pessoas

Implementação: Comissão para a Coleta Seletiva Solidária

Principais resultados alcançados:

- Implantação do Programa Coleta Seletiva Solidária em janeiro de 2010
- Apoio às associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis formalmente constituídas, que promovem geração de renda e inclusão social
- Mais de 190 toneladas de resíduos recicláveis destinados às associações e cooperativas de catadores desde a implantação do Programa;
- Campanhas de sensibilização e gestão de resíduos recicláveis destinados aos colaboradores do Tecpar

 

Para mais informações, utilize nosso formulário de contato: Fale Conosco

 

Resultado da Chamada Pública 001/2018

  • Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Corbélia
  • Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Curitiba Mais Limpa
  • Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Curitiba
  • Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Novo Amanhecer
  • Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Jandaia

 

  • Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Corbélia
  • Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Curitiba Mais Limpa
  • Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Novo Amanhecer
  • Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Futuro Ecológico
  • Associação de Catadores de Materiais Recicláveis AREPAR
  • Associação de Catadores de Materiais Recicláveis ACAMPA
  • Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Vida Nova
  • Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Natureza Livre
  • Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Curitiba e Região Metropolitana