Na Suécia, Tecpar avalia novos potenciais da madeira na construção civil 12/04/2024 - 09:27

Gestores do Governo do Estado concluíram nesta semana as visitas técnicas na missão internacional à Suécia, que teve como tema central a madeira engenheirada – material que passa por um pré-processamento para ser usado na construção civil. A viagem internacional, que foi organizada pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), contou com a participação do diretor-presidente do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), Celso Kloss.

A experiência imersiva no mundo da madeira engenheirada começou já pelo hotel onde a delegação ficou hospedada. O Hotel the Wood possui 20 andares construídos totalmente em madeira engenheirada, usada tanto na estrutura externa quanto no acabamento interno, móveis e decoração, o que o torna um dos maiores deste tipo na Europa.

A comitiva, que também é formada por representantes de prefeituras, órgãos federais e do setor produtivo, visitou o Sara Cultural Centre, um complexo que une um mercado para a indústria madeireira, uma área de pesquisa e inovação e um espaço turístico. O projeto é resultado de uma competição de arquitetura promovida pela prefeitura de Skelleftea e atrai dezenas de delegações de professores de universidades, arquitetos, engenheiros e legisladores de todo o mundo.

Uma tendência inovadora no setor, a madeira engenheirada tem ganhado destaque na indústria da construção civil em nível mundial. O material é produzido através de técnicas avançadas de processamento da madeira, que pode ser utilizada na construção de edifícios, pontes, passarelas e estruturas modulares.

Focado no desenvolvimento de novas tecnologias, o Tecpar pode atuar como parceiro de empresas e instituições de ensino para fomento ao setor, conforme explicou o diretor-presidente, Celso Kloss. “O Tecpar sempre esteve envolvido no desenvolvimento de novas tecnologias e essa é uma oportunidade para acelerar a transferência de tecnologia da madeira engenheirada para o Paraná, possivelmente com a criação de um centro para estudar a tecnologia e formar profissionais para atuar neste segmento”, afirmou.