Paraná quer ampliar parceria com a Índia na área de tecnologia 16/01/2024 - 09:20

Com a presença de importantes empresas indianas do setor de tecnologia e a cooperação em projetos nas universidades estaduais, o Paraná quer ampliar a parceria com a Índia na área de tecnologia. O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta segunda-feira (15), no Palácio Iguaçu, o embaixador indiano no Brasil, Suresh Reddy, para reforçar os projetos conjuntos nessa área.

Além da reunião com o governador Ratinho Junior, o embaixador da Índia também fez uma visita ao Tecpar na tarde desta segunda-feira, onde foi recebido pelo diretor-presidente, Celso Kloss, pela diretora de Tecnologia e Inovação, Simone Campos, e pelo diretor Industrial da Saúde, Iram de Rezende.

O Tecpar pode se beneficiar de parcerias com a Índia, que é maior produtora mundial de vacinas, responsável por 65% dos imunizantes produzidos no mundo. O instituto paranaense é referência na produção de medicamentos biológicos, vacinas e kits de diagnóstico para uso animal e humano, sendo responsável pelo fornecimento da vacina antirrábica ao Ministério da Saúde.

Ratinho Junior deve liderar, ainda neste semestre, uma missão ao país asiático com foco nos setores de tecnologia e inovação. Quinta maior economia mundial, a Índia ultrapassou a China e se tornou, no ano passado, o país mais populoso do mundo, com 1,4 bilhão de habitantes. O país é também uma referência em tecnologia, exportando conhecimento, equipamentos e mão de obra especializada para o mundo.

O governador destacou que o Paraná investe para se tornar o grande polo de inovação do Brasil e um berçário de novos profissionais na área. A rede de ciência e tecnologia paranaense conta com as sete universidades estaduais, com 18 parques tecnológicos e com instituições de desenvolvimento e fomento à pesquisa, como a Fundação Araucária e o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar).

“Queremos nos tornar, no Brasil, o que a Índia representa para o mundo em termos de tecnologia e inovação. E, para isso, queremos fortalecer os laços com o país para avançar cada vez mais nessa área”, afirmou Ratinho Junior.

O embaixador Suresh Reddy explicou que o país tem parcerias com países como a França, a Noruega e a Dinamarca para fomentar o setor tecnológico, e destacou que o Paraná é um forte candidato para cooperação nessa área no Brasil. “Quando olho para o Paraná, não vejo apenas um estado agrícola ou industrial, mas um estado do futuro, que está se tornando uma referência para o Brasil de como uma localidade deve se preparar para o futuro”, destacou.

NO TECPAR -  O embaixador da Índia esteve acompanhado do adido comercial da Embaixada da Índia no Brasil, Suraj Jadhav, e dos representantes da Tata Consultancy Services (TCS), empresa indiana de tecnologia com sede em Mumbai: Bruno Rocha, Paulo Silva e Henrique Lima. O pesquisador da Fundação Araucária, Jorge Edson Ribeiro, também participou da reunião.

GALERIA DE IMAGENS