Parceria entre Tecpar e Detran fortalece segurança viária nos municípios 05/04/2024 - 10:33

Mais de 10% dos 247 municípios previstos para receber vistoria de seus equipamentos de segurança viária na parceria entre o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) já tiveram seus materiais avaliados por técnicos do instituto. Com experiência de mais de quatro décadas no segmento, o Tecpar é referência em avaliações de materiais para sinalização viária, sendo o único laboratório na região Sul e um dos mais reconhecidos no Brasil a prestar esse serviço ao mercado público e privado.

Para proporcionar mais segurança viária aos municípios paranaenses, o Tecpar e o Detran-PR, parceiros há mais de 20 anos, firmaram, em 2023, um contrato que prevê a avaliação da qualidade dos materiais utilizados em sinalização viária em 247 cidades paranaenses. Até março deste ano, 28 municípios indicados pelo Detran já haviam recebido a vistoria da equipe técnica do Tecpar.

O contrato entre as duas instituições contempla a análise tecnológica e emissão de laudo de conformidade de materiais de sinalização. O instituto também faz vistorias técnicas em vias urbanas e rodovias, para verificar se a sinalização aplicada no local está em conformidade com a legislação vigente.

"O serviço realizado pelo Tecpar ajuda a evitar a compra de materiais de baixa qualidade e sem conformidade técnica. Dessa forma, os municípios podem otimizar o uso dos recursos públicos e evitar desperdícios. Além disso, evita que a deterioração rápida desses materiais coloque em risco a segurança de pedestres e motoristas", destaca o diretor-presidente do Tecpar, Celso Kloss.

"O Detran-PR está investindo na sinalização dos municípios, e são quase 250 com a pintura de faixa e instalação de placas de sinalização. Além disso contamos com essa grande parceria com o Tecpar, que está certificando a qualidade dessa sinalização", disse o diretor-presidente do Detran, Adriano Furtado.

PARCERIA – O Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito, criado em conformidade com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e a Política Nacional de Trânsito, fornece informações sobre as dimensões, cores e maneiras pelas quais os sinais viários devem ser colocados no Brasil.

No Paraná, antes de ser contratado, o projeto de sinalização viária elaborado pelos municípios deve passar pela análise e aprovação do Detran. Na etapa seguinte, as empresas que fornecem o material são vistoriadas tecnicamente pelo Tecpar, que confere se as especificações técnicas do Detran e as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) foram atendidas.

Segundo o gerente do Centro de Tecnologia de Materiais do Tecpar, Wellington Vechiatto, a verificação é feita depois da instalação da sinalização de trânsito no município e inclui análises de retrorrefletância de faixas de sinalização horizontal (pintura) e vertical (placas).

"A retrorrefletância é a propriedade de um objeto refletir a luz de volta na direção de onde ela veio, sendo fundamental para a segurança no trânsito, pois garante que as placas e a sinalização sejam visíveis a distância, em condições de pouca luz ou em locais de grande movimentação", explica.

Após a inspeção no local, o Tecpar emite laudo aprovando ou reprovando os materiais utilizados.

ESTRUTURA – A avaliação de conformidade é um serviço que exige alto nível técnico, por isso o Tecpar conta com profissionais especializados em Tecnologia de Materiais e investe em equipamentos tecnológicos de alta precisão para fazer as vistorias. Um dos equipamentos adquiridos recentemente é o retrorrefletômetro horizontal.

"Este instrumento possibilita a realização de ensaios para atender a legislação de placas de automóveis padrão Mercosul, de faixas de segurança para caminhões e motos, além de ter a configuração necessária para atender as normativas de vestimentas de segurança", destaca Vechiatto.

EXPERIÊNCIA – O Tecpar faz análises de sinalização viária desde o início dos anos 1980. Logo depois, no período das concessões de rodovias, o instituto ficou responsável por avaliar grande parte da sinalização vertical e horizontal implantada em trechos sob concessão no Paraná.

Além da parceria com o Detran, o Tecpar também faz avaliações para o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER), Polícia Militar do Paraná, e atende prefeituras e setor privado.

Confira a lista dos municípios que já receberam a vistoria técnica do Tecpar:

- Andirá

- Cafezal do Sul

- Cambará

- Carlópolis

- Céu Azul

- Colorado

- Floresta

- Florestópolis

- Godoy Moreira

- Goioerê

- Inajá

- Iretama

- Jaguapitã

- Jataizinho

- Marialva

- Marilena

- Marumbi

- Nossa Senhora das Graças

- Nova Londrina

- Paranacity

- Planalto

- Prado Ferreira

- Rio Bom

- Santa Lúcia

- Santa Mônica

- Santo Inácio

- São João do Caiuá

- Terra Rica