Presidente do Tecpar visita Londrina para conhecer o ecossistema de inovação 13/10/2021 - 10:39

Na manhã desta sexta-feira (8), o presidente do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), Jorge Callado, visitou Londrina para conhecer o ecossistema de inovação do município. O encontro aconteceu no HUB de Inteligência Artificial do Senai e contou com a presença do secretário municipal de Governo, Alex Canziani, e de diversas lideranças de instituições da cidade.

O secretário de Governo, Alex Canziani, destacou que a Prefeitura tem convidado diversas lideranças de instituições do Estado e do país para conhecer mais sobre o ecossistema de inovação de Londrina, com a intenção de formalizar novas e importantes parcerias. “Foi neste intuito que convidamos o presidente do Tecpar para vir a nossa cidade. Ele que, inclusive, quando foi diretor do Parque Tecnológico do Itaipu (PTI), fez uma parceria com Londrina. Nossa intenção é que ele possa acompanhar melhor o que estamos fazendo aqui na cidade, conversar com as governanças de diversas áreas, para podermos formalizar parcerias”, apontou.

Canziani também ressaltou que o Tecpar é uma instituição importante, que contabiliza mais de 80 anos no Paraná e voltada à tecnologia e à inovação. “Foi uma reunião excelente, saio com a certeza de que vamos fazer importantes parcerias, como temos com diversas outras instituições.  O Tecpar será parceiro de Londrina e de nosso ecossistema e isso coaduna com a visão do prefeito Marcelo Belinati, de desenvolver, cada mais vez, a tecnologia e a inovação na cidade de Londrina”, adiantou. 

O presidente do Tecpar, Jorge Callado, afirmou que a reunião foi muito produtiva e que foi percebido que Londrina tem um ecossistema organizado e integrado, com forte característica de planejamento e gestão. “Muitas ações foram executadas e estão sendo realizadas e percebemos que há um potencial amplo para novas ações na área de inovação, tecnologia e ciência, ou seja, a base do desenvolvimento regional e de um país como um todo”, frisou.

Segundo Callado, o Tecpar, como instituto de tecnologia do Paraná, integrante do governo do Estado, vai somar-se ao sistema de inovação de Londrina, na formalização de um termo de cooperação, para que o instituto possa trabalhar em conjunto com as mais variadas áreas. “Desde os nossos laboratórios multiusuários, até a elaboração conjunta de novos projetos, nas áreas da saúde, agrotecnologia, tecnologia da informação, entre outras áreas necessárias para o desenvolvimento do Estado e para prestar um atendimento mais completo à sociedade”, contou.

O presidente do Tecpar informou, ainda, que a parceria já começa a ser estruturada. “As equipes do instituto já começam a fazer os primeiros contatos e reuniões, após o encontro de hoje, e pretendemos, em breve, voltar a Londrina para a formalização das parcerias e montarmos um cronograma de trabalho bastante efetivo”, disse.

Após o encontro, Callado, acompanhado pelas lideranças, foi conhecer o Centro de Desenvolvimento Econômico de Londrina (Tecnocentro). O diretor de Ciência e Tecnologia, Roberto Moreira, também participou da reunião com o presidente da Tecpar.

Com informações do Blog da Prefeitura Municipal de Londrina.