Tecpar bate recorde de dias sem acidente de trabalho 23/11/2021 - 14:35

O  Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar)  registrou o recorde de mais de 445 dias sem acidentes de trabalho com afastamento. A meta foi alcançada no dia 9 de novembro.  O placar está sinalizado na entrada do portão dos fundos do instituto, para que assim, todos os colaboradores fiquem atentos e participem desta campanha permanente.

O resultado é fruto das ações do Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) e da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), que trabalham juntos para prevenir doenças e acidentes no local de trabalho.  

Para isso, orientam os colaboradores a respeito de normas de segurança necessárias para o desenvolvimento das suas atividades, sempre com o objetivo principal de atingir o marco de zero em número de acidentes no trabalho.  

Regulamentação 

No dia 27 de novembro é comemorado o Dia do Engenheiro e do Técnico de Segurança do Trabalho, profissionais que desenvolvem programas, treinamentos e laudos, com o objetivo de prevenir acidentes e doenças ocupacionais.

A data marca a regulamentação, pelo então presidente José Sarney, da Lei Federal 7410/1985, que dispõe sobre a Especialização de Engenheiros em Engenharia de Segurança do Trabalho e sobre a profissão de Técnico de Segurança do Trabalho.