Tecpar e Codesul avaliam parceria nas áreas de ciência e tecnologia 29/01/2024 - 16:42

O secretário do Paraná no Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul – Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (Codesul-BRDE) e ex-governador do Estado, Orlando Pessuti, esteve no Tecpar nesta segunda-feira (29), para uma reunião com a Diretoria Executiva. Na pauta, a avaliação de pontos de sinergia para potenciais parcerias entre o Tecpar e o Codesul-BRDE.

Ao longo do encontro, foram apresentados os serviços e projetos atuais, prospectados ou em andamento. Entre as propostas debatidas estão os projetos de desenvolvimento e inovação tecnológica nas áreas da saúde animal e humana, certificação de materiais, certificação de crédito de carbono, madeira engenheirada, e pesquisas nas áreas de hidrogênio sustentável e energias renováveis.

“O Tecpar tem trabalhado no sentido de reforçar e ampliar a atuação em tecnologias nas quais o Instituto já tem o domínio e o protagonismo, ao mesmo tempo em que buscar alcançar novos mercados com produtos e serviços que venham atender as demandas contemporâneas do mercado”, afirmou o diretor-presidente do Tecpar, Celso Kloss.  

O secretário do Paraná no Codesul destacou a importância do trabalho realizado pelo Tecpar e relembrou o quanto o Instituto avançou desde a sua criação.  “Podemos nos unir em uma parceria para propor ações que mostrem o potencial e a força do Tecpar, reforçando o protagonismo do Paraná em ciência e tecnologia, e assim contribuir para o avanço destas áreas no Brasil em outros países”, afirmou.

Pesssuti citou que o Tecpar pode contribuir com a Zona de Integração do Centro-Oeste da América do Sul (Zicosur). O grupo, que reúne 71 estados, províncias e distritos da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai, Uruguai e Peru. No Brasil, além do Paraná, participam do grupo os estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Em outubro de 2023, o governador Carlos Massa Ratinho Junior foi eleito presidente do Zicosur, que tem como objetivo fortalecer a integração regional.

A reunião contou com a presença dos diretores do Tecpar, Simone Campos, da Diretoria de Tecnologia e Inovação; Iram de Rezende, da Diretoria Industrial da Saúde; Lindolfo Luiz Junior, da diretoria de Novos Negócios e Relações Institucionais; e Giovani Brito, da Diretoria de Administração e Finanças. Também esteve presente o ex-diretor-presidente do Tecpar, Luiz Fernando de Oliveira Ribas.

CODESUL - O Sistema Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul – Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (CODESUL-BRDE) foi criado em 1961, por um convênio entre os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Em 1992 o Mato Grosso do Sul passou a integrar o Conselho. O Codesul tem o objetivo de encontrar alternativas aos desequilíbrios regionais e se constitui em um espaço para a coordenação e a potencialização em torno de questões comuns aos estados-membros, em especial aquelas relativas ao desenvolvimento econômico e social e à integração ao Mercosul.

GALERIA DE IMAGENS