Tecpar e Detran-PR debatem novas parcerias na área de segurança viária 09/04/2024 - 11:52

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), que possuem uma sólida parceria na área viária, discutem a possibilidade de implantar novas soluções tecnológicas em conjunto de forma a ampliar a segurança no trânsito no Paraná.

Para isso, o diretor de Novos Negócios e Relações Institucionais, Lindolfo Luiz Junior, se reuniu, nesta terça-feira (9), com o diretor-presidente do Detran-PR, Adriano Furtado, e com a diretora do Departamento Administrativo Financeiro do órgão, Carla Filus, para avaliar a possibilidade de dois novos serviços entre as instituições: a avaliação dos materiais de sinalização viária de forma amostral aleatória e avaliação dos caminhões de aplicação antes deles iniciarem os serviços para o Detran-PR (conforme normas ABNT NBR 15402 e 15405).

Com experiência de mais de quatro décadas no segmento, o Tecpar é referência em avaliações de materiais para sinalização viária, sendo o único laboratório na região Sul e um dos mais reconhecidos no Brasil a prestar esse serviço ao mercado público e privado.

Para proporcionar mais segurança viária aos municípios paranaenses, o Tecpar e o Detran-PR, parceiros há mais de 20 anos, firmaram, em 2023, um contrato que prevê a avaliação da qualidade dos materiais utilizados em sinalização viária em 247 cidades paranaenses. Até março deste ano, 28 municípios indicados pelo Detran já haviam recebido a vistoria da equipe técnica do Tecpar.

O contrato entre as duas instituições contempla a análise tecnológica e emissão de laudo de conformidade de materiais de sinalização. O instituto também faz vistorias técnicas em vias urbanas e rodovias, para verificar se a sinalização aplicada no local está em conformidade com a legislação vigente.

Clique aqui para saber mais sobre a parceria entre as duas instituições.