Tecpar e Detran estudam novas ações conjuntas 15/09/2020 - 16:50

O Tecpar recebeu nesta segunda-feira (15), a visita do diretor-geral do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), Wagner Mesquita de Oliveira, e do diretor administrativo e financeiro, Francisco José Batista da Costa. Em pauta, o planejamento de ações conjuntas entre os órgãos, com foco na inovação, mobilidade e cidades inteligentes.

Os visitantes foram recebidos pelo diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado; e pelos diretores Carlos Gomes Pessoa (Tecnologia e Inovação), e Iram de Rezende (Industrial da Saúde). O Superintendente Geral de Inovação do Estado do Paraná, Henrique Domakoski, também esteve presente.

A reunião também tratou da prospecção de ações de inovação na área de cidades inteligentes que apoiem ao processo de tomada de decisão do Detran.

Resultados – A parceria entre os dois órgãos públicos já dura cerca de 20 anos. Atualmente, o Tecpar realiza vistorias técnicas para o Detran-PR, para conferir se a sinalização aplicada nas vias urbanas está em conformidade com a legislação vigente − contemplando dimensões, quantitativos e retrorrefletividade. Só entre 2019 e 2020, os técnicos do Instituto avaliaram a sinalização viária de 104 municípios do Estado.

Outra ação conjunta atende ao Decreto Estadual 8804, que regulamenta a atuação das empresas dedicadas à desmontagem de veículos autoterrestes. Nesta parceria, o Tecpar é responsável por realizar a avaliação anual de conformidade em empresas que exercem atividades de desmontagem de veículos no Estado.

Experiência - Há 40 anos, o Tecpar avalia a qualidade de materiais utilizados em sinalização viária, para conferir se são atendidos os requisitos da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e demais legislações. Estas atividades em sinalização viária começaram no início dos anos 80. Logo depois, no período das concessões de rodovias, o instituto ficou responsável por avaliar grande parte da sinalização vertical e horizontal implantada em trechos pedagiados no Paraná.