Tecpar e MP-PR alinham plano de trabalho para cooperação técnica 01/09/2021 - 14:07

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e o Ministério Público do Paraná (MP-PR) iniciaram o plano de trabalho para realização de perícias para instrução de processos judiciais e procedimentos extrajudiciais. O termo de cooperação técnica entre Tecpar e o MP-PR foi assinado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior e pelo procurador-geral de Justiça, Gilberto Giacoia.

Com a parceria com o Governo do Estado, o Tecpar irá apoiar as ações promovidas pelo MP-PR em atividades que necessitem de responsabilidade técnica. Nesta quarta-feira (1º), integrantes do MP-PR, liderados pelo Promotor de Justiça e Chefe do Núcleo de Apoio Técnico Especializado, Joelson Luís Pereira, visitaram o complexo laboratorial do instituto, área que irá realizar as análises para o órgão.

O Promotor de Justiça ressaltou que a parceria irá apoiar tecnicamente o trabalho dos promotores. “Essa parceria entre as duas instituições oferecerá apoio técnico aos promotores de todo o Estado, porque o Tecpar irá realizar as análises laboratoriais. Com a parceria, poderemos atender melhor a sociedade paranaense”, salientou Pereira.

O diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, que recebeu a equipe, destacou que o instituto coopera com o MP-PR prestando assessoria técnico-científica em suas áreas de atuação. O termo de cooperação assinado entre as duas instituições prevê inspeções, vistorias e perícias, além da emissão de laudos, certificações e documentos técnicos.

“O complexo laboratorial do Tecpar está à disposição do Ministério Público para assessoramento nas áreas tecnológica e científica nos mais diversos campos de atuação do instituto, como em análises em saúde, meio ambiente e tecnologia de materiais, por exemplo. Esse acordo técnico reforça o trabalho em conjunto no Paraná, propiciando uma resposta mais eficaz para a sociedade”, assinalou o diretor-presidente do Tecpar.

VISITA – Após a reunião, o promotor de Justiça, o coordenador técnico da unidade de Contabilidade, Administração e Economia do MP-PR, Sergio Tomal, e a engenheira civil no MP-PR Marina Zortéa Adriano Luna foram acompanhadas pelo diretor de Tecnologia e Inovação do Tecpar, Carlos Pessoa, a uma visita ao complexo laboratorial do Tecpar.

Na visita, eles conheceram as ações desenvolvidas pelo Centro de Tecnologia de Materiais, apresentadas pelo gerente Marco Netzel, e do Centro de Tecnologia em Saúde e Meio Ambiente, apresentadas pelo doutor em Química Analítica, Natalício Ferreira Leite.

Após a visita, a equipe se reuniu para alinhar os termos do plano de trabalho para a cooperação técnica entre as duas instituições.

EXPERTISE – O Tecpar tem em seu quadro profissionais com ampla experiência em inspeções, perícias e análises técnicas. A estrutura do instituto conta com três grandes Centros de Tecnologia – em Saúde e Meio Ambiente, Materiais e Medições e Validação, esse especializado na área de metrologia. Além disso, dispõe de modernos laboratórios onde são realizadas análises microbiológicas e físico-químicas, além de uma ampla gama de ensaios tecnológicos.

Os laboratórios têm competências reconhecidas e ensaios acreditados pela Coordenação Geral de Acreditação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). São também credenciados no Ministério da Agricultura, Abastecimento e Pecuária e habilitados na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).