Tecpar formaliza comodato de laboratório de produção de medicamentos em Ponta Grossa 09/10/2017 - 13:50

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) assinou, junto à Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), o termo de comodato do Laboratório de Produção de Medicamentos (Lapmed), campus do instituto voltado ao desenvolvimento de pesquisas e produção de medicamentos sintéticos, localizado no campus Uvaranas da UEPG.

O termo de comodato de uma área de 10 mil metros quadrados (área construída de 1.608 m²), no Campus de Uvaranas, foi assinado, na última sexta-feira (6), em solenidade realizada na Reitoria da UEPG, com a presença do secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Calos Gomes; do reitor, Carlos Luciano Sant’Ana Vargas; do diretor-presidente do Tecpar, Júlio C. Felix; e de pesquisadores do Tecpar e da universidade.

O Laboratório de Produção de Medicamentos irá produzir medicamentos sintéticos para suprimento de demandas do Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com o presidente do Tecpar, esta é a segunda fase de um projeto iniciado em 2014. Na primeira fase foram investidos R$ 300 mil na elaboração de um projeto executivo de reforma no prédio do Lapmed e adequações para atender às normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “Agora partimos para a execução do plano”, diz Felix.

Segundo Felix, com o Campus do Tecpar na UEPG, o Tecpar passa a contar com três unidades de produção de medicamentos. No Campus da Cidade Industrial de Curitiba (CIC), produz imunológicos (vacinas); no campus de Maringá, produzirá medicamentos biotecnológicos; e no Campus Ponta Grossa, medicamentos sintéticos.

A utilização do espaço no Campus Ponta Grossa, inicialmente, se dará com atividades de importação e distribuição de medicamentos, com um laboratório de controle da qualidade e de garantia da qualidade. Na sequência será implantada uma fábrica completa para a produção de medicamentos em pequenos volumes, mas com significativo valor agregado.

Sobre a efetivação do Campus Tecpar na UEPG, o reitor da universidade ressalta que se consolida mais uma etapa do processo iniciado em 2014. “Trata-se de um espaço que vai beneficiar pesquisadores e acadêmicos da graduação e da pós-graduação, com um novo campo de atuação, além da produção de medicamentos”, comenta o reitor.

O secretário João Carlos Gomes destaca o grande benefício para Ponta Grossa e região, com a implantação do Campus do Tecpar na UEPG. “É uma conquista para a UEPG, para a área da saúde, mas sobretudo para a cidade”, disse, ressaltando que em breve Ponta Grossa será referência no país, na produção de medicamentos com o selo do Tecpar, instituição reconhecidamente de excelência nessa área.