Tecpar promove fórum de energia renovável que irá reunir players internacionais e nacionais no Paraná 19/03/2024 - 08:21

Fabricantes e distribuidores do Brasil, Alemanha, China, Itália e especialistas do segmento de energias renováveis devem se reunir em Curitiba, na 23ª edição do Fórum Regional de Geração Distribuída na região Sul (Fórum GD Sul), realizada entre os dias 16 e 17 de abril, das 8h às 18h na sede da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP).

Organizado pelo Grupo FRG Mídias & Eventos, bem como coorganizado pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e promovido pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e Serviço Brasileiro de apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Fórum deve debater e solucionar os principais gargalos do setor do país, principalmente do Paraná, Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, além de apresentar novas oportunidades a fim de capacitar o público-alvo.

Potencial – Segundo o Sistema SIGA, da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), por exemplo, o Brasil conta hoje com 27,9 gigawatts (GW) de potência instalada através da GD, tendo a região Sul como a segunda de maior potencial neste tipo de geração, uma vez que sozinha gera 6,9 GW.

Desse montante, o Paraná é protagonista com 2,6 GW de energia solar em operação nas residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos, segundo  análise dos dados da ANEEL. O estado paranaense fica atrás somente do Rio Grande do Sul, que hoje produz 2,7 GW. Em terceiro lugar, por sua vez, fica Santa Catarina com 1,6 GW de potência instalada.

Os expressivos números representam uma movimentação econômica de cerca de R$ 11,7 bilhões em investimentos só no Paraná desde que passou a ser incentivada, em 2012. Dessa forma, mais de 70 mil empregos foram gerados, bem como R$ 2,7 bilhões arrecadados aos cofres públicos.

Além disso, a potência instalada em telhados e pequenos terrenos no Paraná coloca o estado na quarta posição do ranking de Geração Distribuída da ANEEL. Isso porque o território paranaense possui mais de 200 mil conexões operacionais, espalhadas por 399 municípios, ou 100% dos municípios da região possuem sistemas de energia solar.

Fórum GD Sul – O Fórum GD Sul compartilha conhecimento no setor há mais de cinco anos, com a essência em debater as tendências e os rumos do setor GD no Brasil, principalmente no que se refere à produção de energia limpa pelos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Assim, a programação do Fórum GD Sul é composta de mais de 20 painéis, sendo eles ministrados com diversas palestras de especialistas experientes. Também no final de cada um, acontece um debate geral sobre o assunto a fim de fixar o conhecimento e abrir margem para perguntas e respostas aos participantes.

Dentre os temas debatidos, por exemplo, estarão o novo cenário da GD no Brasil, a influência da legislação como a Lei 14.300 e a resolução 1000, técnicas de vendas para alavancar o mercado, novas oportunidades no setor de energia bem como capacitação das empresas e sua importância para estar em um mercado mais competitivo.

Inscrições – Quem deseja se inscrever no Fórum GD Sul ou então acessar a sua programação completa pode acessar o site oficial do evento através do link: https://www.forumgdsul.com.br/site/

Mais informações sobre patrocínios, parceiros e dúvidas em geral também podem ser encaminhadas para o e-mail: contato@grupofrg.com.br.

 

Serviço:

23ª edição do Fórum Regional de Geração Distribuída na região Sul (Fórum GD Sul).

Onde: Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep)

Quando: 16 e 17 de abril, das 8h às 18h

Informações: https://www.forumgdsul.com.br/site/