Tecpar promove mutirão do "Dia D contra a Dengue" no Parque Tecnológico da Saúde 13/03/2024 - 09:10

Colaboradores do Tecpar realizaram, nesta quarta-feira (13), o mutirão do "Dia D contra a Dengue" no Parque Tecnológico da Saúde. A ação foi promovida pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), pelo Setor de Segurança e Medicina do Trabalho e pelo Setor de Administração de Câmpus.

O Paraná atingiu nesta terça-feira (12), de acordo com o mais recente Informe Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o maior número de novos casos de dengue em uma semana deste período epidemiológico: são 17.044 casos a mais do que o registrado no boletim da semana passada, totalizando agora 90.972 casos confirmados da doença. O informe semanal traz também 12 novos óbitos, ocorridos entre os dias 7 de janeiro e 27 de fevereiro.

DIA D – Para combater esse quadro de proliferação da doença, o Tecpar realizou na quarta-feira (13) o Dia D contra a Dengue no câmpus CIC. A mobilização iniciou em uma reunião no auditório, que envolveu representantes da Cipa, da Brigada de Emergência, de colaboradores terceirizados responsáveis pela jardinagem e conservação, além de colaboradores do IBMP e do ICC/Fiocruz.

O mutirão percorreu todo o Parque Tecnológico da Saúde em busca de possíveis focos do mosquito e também as unidades do Tecpar, para que os colaboradores do instituto também participassem em busca de focos do Aedes aegypti nas áreas em que atuam.

SINTOMAS – A Sesa alerta para os sintomas da dengue: febre, cefaleia, fraqueza muscular (adinamia), mialgias (dor muscular), dor nas articulações (artralgia) e a dor retro-orbitária (dor nos olhos).

A doença é dividida em três fases clínicas (febril, crítica e de recuperação): a fase febril ocorre nos primeiros três dias do início dos sintomas; a fase crítica ocorre após o terceiro dia, sendo a da diminuição da febre, podendo surgir os sinais de alarme (dor abdominal intensa, vômitos persistentes, sangramento de mucosa); e a fase de recuperação ocorre aproximadamente no sexto dia evoluindo com progressiva melhora clínica.

Em caso de suspeita de dengue, a indicação é procurar a unidade de saúde mais próxima. O tratamento é iniciado já na suspeita do caso, não sendo necessário aguardar o resultado laboratorial (biologia molecular ou sorologia) para iniciar o protocolo de Manejo Clínico da Dengue. A hidratação é uma das medidas mais eficazes para que pacientes suspeitos de dengue tenham uma recuperação rápida.

PREVENÇÃO – Prevenir é a melhor forma de evitar a dengue, além da zika e chikungunya, que também são transmitidas pelo mesmo mosquito. A maior parte dos focos do mosquito está nos domicílios, por isso algumas ações da população são tão importantes no enfrentamento à doença:

  • Não deixar água parada, eliminando os locais onde o mosquito nasce e se desenvolve, evitando desta forma a procriação.
  • Não acumular água em pratos de vasos de plantas. Colocar areia fina até a borda do pratinho.
  • Não juntar vasilhas e utensílios que possam acumular água (tampinha de garrafa, casca de ovo, latinha, embalagem plástica e de vidro, copo descartável) e guardar garrafas vazias de cabeça para baixo
  • Entregar pneus velhos ao serviço de limpeza urbana. Caso precise mantê-los, guarde em local coberto
  • Deixar a tampa do vaso sanitário sempre fechada
  • Limpar frequentemente as calhas e a laje das casas
  • Manter a água da piscina sempre tratada com cloro e limpar uma vez por semana
  • Preservar o quintal limpo, recolhendo o lixo e detritos em volta das casas
  • Não jogar lixo em terrenos baldios, construções e praças
  • Permitir sempre o acesso do agente de combate a endemias em sua residência ou estabelecimento comercial

GALERIA DE IMAGENS