Tecpar realiza palestra sobre hidrogênio renovável para Conselhos Regionais de Química 05/04/2024 - 16:00

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) promoveu, nesta sexta-feira (5), uma palestra sobre energias renováveis, voltada para presidentes e representantes de Conselhos Regionais de Química (CRQ’s) de todo o país, além de colaboradores do Tecpar. O evento foi realizado no câmpus CIC do Tecpar, em Curitiba.

O evento encerra a programação do encontro do Colégio de Presidentes do Sistema do Conselho Federal e Conselhos Regionais de Química (COPRESI), realizado nos dias 3 e 4 de abril, no Câmpus da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep).

A palestra com o tema “Hidrogênio Renovável: Uma nova fronteira tecnológica”, foi ministrada pelo colaborador do Tecpar Bill Costa – químico, mestre e doutor em ciência e engenharia de materiais. Atualmente ele também coordena o projeto de estruturação de um novo laboratório que será implantado no Tecpar, voltado à pesquisa de biogás e biometano.

“É uma satisfação muito grande de recebê-los. No Tecpar temos a missão de atender às demandas do governo do Estado Paraná, e nesse trabalho sempre esteve envolvido e liderando uma série de projetos onde a química é a base, e também a bioquímica. Contamos com diversos profissionais da química, bioquímica e farmácia que podem dar todo o suporte em questões como biocombustíveis e transição energética, e atualmente a questão do hidrogênio, que é um tema extremamente importante”, afirmou Kloss

O presidente do Conselho Regional de Química 9ª Região (CRQ-PR), Edward Borgo, destacou a importância de contar com o apoio do Tecpar nas ações desenvolvida pelo órgão. “O CRQ é uma autarquia federal que visa proteger a sociedade, e tem muitas funções importantes, e uma delas é a fiscalização. Em reuniões com o Tecpar, avaliamos que o Instituto pode ser um grande parceiro”, afirmou.

Em novembro de 2023, o Tecpar e o CRQ-PR, firmaram uma parceria para estimular a cooperação e intercâmbios entre suas equipes técnicas, por meio da troca de informações e experiências no campo da pesquisa e desenvolvimento tecnológico. O acordo também visa o aprimoramento científico e o desenvolvimento de ações conjuntas entre as duas instituições.

O evento contou com a presença da presidente do CRQ 19ª Região (PB) e atual presidente do Copresi, Lúcia Raquel de Lima, e dos diretores do Tecpar: Simone Campos, diretora de Tecnologia e Inovação; Lindolfo Luiz Junior, diretor de Novos Negócios e Relações Institucionais.

PALESTRA - O palestrante destacou que um dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, prevê a de energia limpa barata e acessível. Segundo ele, esse também é uma meta buscada por empresas no atendimento à agenda ESG. Por isso, salientou, é necessário investir em pesquisas neste sentido.

“O aumento na demanda de mais se novos recursos energéticos fazem com que o mundo clame por uma transição energética, para trocar os combustíveis fósseis por fontes renováveis. Uma das necessidades é a descarbonização nas áreas de transporte, combustíveis e geração de energia. Neste contexto o hidrogênio verde aparece como uma fonte de energia leve, abundante e renovável”, disse Costa. 

Após a apresentação, os participantes realizaram uma visita técnica ao complexo laboratorial do Tecpar.

HIDROGÊNIO RENOVÁVEL – O Tecpar participa da elaboração de projetos de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e produção e inovação industrial no campo do hidrogênio renovável de baixo carbono, em parceria com a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e a Fundação Araucária.

Para contribuir com o desenvolvimento sustentável do Estado, o Instituto tem participado do debate sobre a cadeia de produção do hidrogênio renovável no Paraná e avanços da Lei nº 21.454/2023, e também participou da instalação da Frente Parlamentar do Hidrogênio Renovável, em 2023. 

GALERIA DE IMAGENS