Indústria da Saúde

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), uma instituição de ciência e tecnologia referência na área da saúde, atua desde a sua fundação na produção de medicamentos biológicos, vacinas e kits de diagnóstico para uso animal e humano. A produção do Tecpar, desde sua inauguração, atende a demandas governamentais nas esferas municipal, estadual e federal.

Na área da saúde, o Tecpar fornece, como laboratório público oficial, insumos, medicamentos e vacinas ao Ministério da Saúde, como a vacina antirrábica veterinária, que é produzida pelo instituto há 40 anos. Com a vacina desenvolvida pelo Tecpar, o Brasil conseguiu controlar casos de raiva humana e animal.

O Tecpar é um laboratório público com 80 anos de experiência, fornecedor de produtos ao Ministério da Saúde, e uma Instituição Científica e Tecnológica (ICT) voltada à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) na área da saúde.

Hoje, o Tecpar diversifica a sua plataforma tecnológica na área da saúde, com a participação de editais do Ministério da Saúde para concorrer como fornecedor de medicamentos e produtos da saúde dentro da política de Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDP) e desta forma apoiar o Sistema Único de Saúde (SUS) com medicamentos estratégicos para a saúde pública brasileira.

Para atender à demanda emergencial do Governo do Estado, o Tecpar estruturou um laboratório para a produção de dois tipos de álcool: álcool antisséptico etílico 70% e o etílico 80% glicerinado.